Music Player

Dream

terça-feira, 14 de agosto de 2007

•Copaiba → Yasmin

A copaíba é muito utilizada pelas etnias da AMAZÔNIA como um ótimo local para a espera de caça.

A copaíba fornece o bálsamo ou óleo de copaíba, um líquido transparente e terapêutico, que é a seiva extraída mediante a aplicação de furos no tronco da árvore até atingir o cerne. O óleo da copaíba é um líquido transparente, viscoso e fluido, de sabor amargo com uma cor entre amarelo até marrom claro dourado. O uso mais comum é o medicinal, sendo empregado como anti-inflamatório e anticancerígeno. Pelas propriedades químicas e medicinais, o óleo de copaíba é bastante procurado nos mercados regional, nacional e internacional.



Uso da copaíba:

A copaíba é incrivelmente poderosa, um antibiótico da mata, que já salvou vidas de muitos caboclos e índios seriamente feridos. Em algumas regiões, o chá da casca é bastante utilizado como anti-inflamatório. Em Belém, a garrafada da casca está sendo utilizada como substituto do óleo de copaíba. Nos Andes do Peru, o óleo de copaíba é utilizado para estrangúria, sífilis e catarros.

Remédio universal da Amazônia
A Medicina tradicional no Brasil recomenda óleo de copaíba hoje como um agente antiinflamatório, para tratamento de caspa, todos tipos de desordens de pele e para úlceras de estômago. Copaíba também tem propriedades diuréticas, expectorantes, desinfetantes, e estimulantes, e vem sendo utilizado nos tratamentos de bronquite, dor de garganta, anticoncepcional, vermífugo, dermatose e psoríase, e ainda, como combustível para clarear a escuridão da noite, substituindo a função do tradicional óleo diesel nas lamparinas.



Seu habitat



Sua presença é constatada nas florestas que vão do Paraná, Centro-oeste ao Nordeste Brasileiro.
Quando adulta pode chegar a 40 metros de altura e suas sementes são propagadas por diversos pássaros e animas no seio da floresta.
Por suas sementes serem muito apreciada por pássaros e animais a copaíba é muito utilizada pelas etnias da AMAZÔNIA como um ótimo local para a espera de caça.




Nenhum comentário: