Music Player

Dream

terça-feira, 14 de agosto de 2007

•Pau-rosa → Felipe

Pau-rosa (Aniba Ducke syn Aniba Duckei Kostermans) da família Lauraceae, também conhecida por: pau-rosa-mulatinho, pau-rosa-itaúba e pau-rosa-imbaúba.
Apresenta diferenças morfológicas e na composição do óleo essencial em relação à espécie nativa da Guiana Francesa, Aniba roseaodora Ducke.
Destaca-se na produção de óleo essencial de aroma agradável, rico em linalol e muito utilizado na indústria de perfumaria. O óleo para fins comerciais é obtido a partir da destilação da madeira.
É considerado uma das matérias primas do perfume Chanel n°5.
Devido aos riscos de extinção, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), condiciona os extratores de óleo de pau-rosa a fazer a reposição de mudas segundo quantidade exportada, sendo 80 mudas para cada tambor de 180 kg de óleo exportado; e condiciona o corte de seus troncos, na Amazônia, a 50 cm do solo, para que haja rebroto.
Diferenças no rendimento, nas propriedades físico-químicas e no aroma foram encontradas em função da parte da planta utilizada e das variações intraespecíficas. O óleo das folhas possui aroma adocicado e o da madeira apresenta aroma semelhante à lavanda devido a maior concentração de linalol dextro e linalol laevo, respectivamente. Diferenças no aroma também são evidentes entre óleos oriundos de regiões distintas, como as verificadas entre o óleo brasileiro e o franco-guianense.
Referências: 1. O. R. Gottlieb et al., Perfumery and Essential Oil Record, 253-257 (1964). 2. E. Gunther, The Essential Oils. New York: Van Nostrand Company Inc., v. IV, 183-193(1950).
[editar] Características
· Árvore de grande porte, podendo atingir trinta metros de altura e dois metros de diâmetro . O tronco é retilíneo e ramificado no ápice, formando uma copa pequena. Possui casca pardo–amarelada ou pardo-avermelhada, que se desprende em grandes placas.
· Folhas coriáceas ou rígidocartáceas, simples, alternas, obovadas, elípticas ou obovado-lanceoladas, com 6-25 centimetros de comprimento e 2,5-10 centimetro]]s de largura, margens recurvadas ou planas, face superior glabra e verde-escura e inferior pilosa e amarelopálida.

· Flores amarelo-ferruginosas, hermafroditas e diminutas, dispostas em panículas subterminais; possuem dois verticilos de tépalas; os estames, em número de nove, estão distribuídos em três verticilos com três estames em cada.
· Ovário central, súpero e com apenas um óvulo; o sistema de reprodução é de fecundação cruzada, garantida pela ocorrência de dicogamia sincronizada.
· Fruto baga glabra de coloração violáceo-escura, elipsóide ou subglobosa, com 2-3 centimetros de comprimento e 1,5-2 centimetros de diâmetro; exocarpo fino e polpa carnosa de coloração amarelo-esverdeada; está inserido em uma cúpula espessa de 1 centimetro de comprimento e provida de lenticelas lenhosas; contém 1 semente ovóide, com 2,6 centimetros de comprimento e 1,5cm de diâmetro.

2 comentários:

021 disse...

seu troxa pau rosa é arvore e nao fruta troxa

Anônimo disse...

mangolao